Resgate das Heroínas
Uma enxurrada de poder negro feminino traduzida em deliciosos cordéis
Ficha do livro:
Título: Heroínas Negras Brasileiras Autora: Jarid Arraes
Ano: 2017
Um livro que conta a história de ancestrais negras nascidas ou trazidas ao Brasil, que contribuíram para representação e reconhecimento da mulher negra no nosso país. Jarid Arraes reúne 15 heroínas para retratar em cordéis que te fazem chorar, arrepiar de orgulho e tremer de raiva.
Especialmente feito para resgatar daquele buraco fundo das aulas de história a vida das pessoas negras do passado que foram escondidas, o que acabou tornando as do presente invisíveis.
A notícia boa é que Jarid tem plena consciência de que, mais do que ninguém, as crianças e adolescentes pretos precisam conhecer suas trajetórias e tradições. Necessitam de referências e inspirações de heróis que lutaram por espaço, reivindicaram por igualdade e se sacrificaram cuidando das próximas gerações.
O buraco é ainda mais embaixo quando estamos falando de mulheres negras. A palavra “mulher” mal é citada durante toda vida escolar, quem dirá “mulher negra”.
Esse é o ponto sensível. “Heroínas Negras Brasileiras” apresenta às meninas e mulheres negras pessoas como elas e que fizeram diferença e são exemplos de empoderamento.
O livro não tem restrição de leitores, sua linguagem é simples, as divisões por cordéis tornam a leitura mais rápida e leve. A ideia é que todas(os) possam lê-lo. É garantido que ele te fará sentir-se importante ou enxergar importância onde nunca viu.
Livro "Heroínas Negras Brasileiras" (Jarid Arraes). Foto: Estefani Panaino
Os Cordéis
Apesar de não ser uma invenção brasileira, os cordéis são um traço cultural forte no Norte do país. Eles possuem a função social de informar os leitores por meio de uma linguagem informal e humorada, além de manifestar tradições populares. São escritos em versos, lembrando a estrutura dos poemas.
Para ler
Aos interessados que gostariam de comprar “Heroínas Negras Brasileiras”, o livro é vendido com o preço entre R$27,00 e R$35,00 nas livrarias. Para ajudar diretamente a autora, você pode adquiri-lo pelo site http://jaridarraes.iluria.com/.