top of page

As detentas mais empoderadas que você respeita

Fabiana Farias

Personagens representativas na série "Orange is the New Black"

 

A série tem como foco principal retratar a vida de Piper Chapman, interpretada pela atriz Taylor Schilling. A personagem se entrega para a polícia anos depois de ter cometido crime de tráfico de drogas. Ela vai parar em um presídio feminino onde terá que enfrentar grandes desafios para poder se adaptar na nova vida. Piper irá conhecer mulheres de diferentes padrões com quem nunca conviveu antes e tentará se encaixar entre elas.


Elenco da primeira temporada da série. Foto: Reprodução/Wikia.com


O interessante da série é que a trama tem uma pluralidade de personagens mulheres, entre elas, latinas, negras, branca, altas, baixas, magras, gordas, com diferentes estilos de cabelo, jovens que dividem a prisão com senhoras, ricas, pobres e o grupo LGBTQ+. O papel dessas personagens quebra muitos estereótipos que as pessoas costumam ver na dramaturgia.


Personagens que quebram os padrões. Foto: Reprodução/RollingStone


Durante os episódios é mostrada a trajetória de cada uma das detentas antes de serem presas para que o público saiba como era a vida dessas mulheres e as razões pelas quais cometeram delitos.


A personagem Poussey tem um pai militar e por isso sempre o acompanhou em viagens, até que chega na Alemanha, onde começa a namorar uma garota cujo pai presta serviço ao exército e não aceita o relacionamento das duas. Foi presa por sacar uma arma e tentar atirar no pai da moça. Na cadeia o preconceito que ela sofre é racial, apesar de ter recebido uma educação excelente, a personagem era reconhecida como alguém que nunca estudou, um estereótipo acerca da comunidade negra.


Personagem Poussey. Foto: Reprodução/ Bustle.com


Um outro exemplo de história retratada na série é a vida de Sophia antes de entrar na prisão. Ela, que era um bombeiro antes de se tornar transgênero, vivia com a esposa e seu filho adolescente. Depois de um tempo, revela à companheira que não se identifica com seu corpo e enfrenta o drama com a família. Ela é uma personagem trans dentro e fora da série, Laverne Cox interpreta Sophia Burset, uma cabeleireira dentro da prisão. A personagem enfrenta grandes desafios na trama, o preconceito das colegas e as agressões por ser transexual, como não ser aceita no banheiro por detentas que não querem dividi-lo com ela.


Sophia antes e depois da transição. Foto: Reprodução/Yahoo


Laverne Cox foi a primeira pessoa transexual a ser indicada ao Emmy, sendo ela ainda uma mulher negra. Isso só mostra que a representatividade é muito importante para a inclusão das minorias, ainda não há muitas obras e tampouco atores e atrizes que interpretam pessoas transgêneras ou que são de fato transgêneros. Essa questão, seja na série ou em qualquer outro meio, mostra que pessoas trans existem, ocupam o seu espaço na sociedade e devem ser respeitadas.


Na série, vemos personagens que não seguem um padrão de status, beleza e personalidade imposto no cenário cinematográfico e na realidade. Orange is the New Black mostra essas personagens complexas com quem o público pode se identificar e ressignificar a forma como vê esses grupos.


 Siga o INCULTURA: 
  • Curta nossa página no Facebook!
  • Siga nosso perfil no Instagram!
  • Siga-nos no Twitter!
 POSTS recentes: 
 procurar por TAGS: 
bottom of page