A vida desenhada em madeira
O sentimento que mantém a arte viva
Por detrás de músicas e pirografias encontramos Rafael Viva, que é poeta, pirografista, compositor e cantor, e nos conta um pouco de sua trajetória. Seu contato com a arte ocorre desde o jardim de infância, mas foi aos 17 anos de idade que se encontrou como artista, então não parou mais. No entanto, passou por algumas dificuldades no início, até mesmo o medo da reação das pessoas, mas comenta que foi bem acolhido quando começou. Hoje, aos 30 anos, expõe seu trabalho Brasil afora.
Rafael Viva, artista que expõe suas obras pirográficas na Av. Paulista. Foto: Caroline Almeida
Há cinco anos suas obras são expostas nas ruas e em diversas galerias, inclusive em países do exterior, como a Finlândia e a Austrália, um dos últimos foi exposto no Arizona. Os paulistanos podem encontrar suas lindas pirografias e ouvir suas canções que encantam quem passa na Av. Paulista.
Com criatividade ele produz pirografias em violões, guitarras e shapes de skates, entre outros objetos que tenham como matéria prima a madeira, criando variados desenhos, formas e relevos. Ele busca inspiração para seus trabalhos em Deus, momentos do cotidiano e suas relações sociais.
Obras pirográficas expostas ao ar livre. Foto: Caroline Almeida
Para suas composições e poesias, encontra incentivo nas experiências vividas, como boas conversas, observações, outros trabalhos, músicas e pessoas que conhece. Suas canções são carregadas de sentimentos, amor e gratidão pela vida. Rafael fala sobre a temática de suas melodias: “são músicas que podem ser consideradas espirituais, que mexem com a alma”. Seu olhar diferenciado para a vida torna sua arte autêntica.
O artista faz um trabalho agradável aos olhos, acompanhado de boas energias, e espera que as pessoas gostem e compartilhem. “O importante não é o meu trabalho, mas sim as vidas que serão alcançadas, pois a arte é um meio para fazer essa ligação”. Sendo um jovem cativante, seu principal objetivo é transmitir o amor para as pessoas que se espelham nele e em suas obras.
Para conhecer mais a arte de Rafael, clique aqui.