top of page

A força da atuação negra

Caroline Almeida

A história do homem por trás do personagem Pantera Negra

 

O ator e roteirista norte-americano Chadwick Boseman, que ficou mundialmente conhecido por interpretar o personagem “Pantera Negra”, tem desempenhado um papel de importância ao trazer representatividade negra a essa minoria social. Podemos acompanhar o seu trabalho nas superproduções de cinema que exploram a temática.


Nascido na Carolina do Sul, um dos locais mais racistas dos Estados Unidos, Boseman sofreu e presenciou casos de racismo. Em uma entrevista para o site Mr. Porter relembra: “indo para a escola, eu vi bandeiras dos Estados Confederados (coligação política desenvolvida na época da independência americana, na qual os Estados pertencentes eram à favor da manutenção da escravatura) em caminhões. Eu sei como é ser uma criança parada em uma sorveteria quando outras crianças te chamam de ‘crioulo’”.


Chadwick Boseman. Foto: Reprodução/Elle

Após um trágico episódio em que seu colega de classe foi baleado e morto, escreveu e encenou a sua primeira peça teatral na T. L. Hanna High School, onde concluiu os estudos. Ele, que desde cedo mostrava interesse na área artística, seguiu esse caminho formando-se em “Belas Artes e Direção” pela Howard University.


Logo depois de formar-se, Chadwick foi aceito pela British American Drama Academy, em Oxford, mas não conseguiria manter-se na Inglaterra. Entretanto, sua mentora o ajudou a angariar fundos para participar do programa, fato que marcou sua vida anos mais tarde, ao descobrir que Denzel Washington havia financiado seus estudos.


Leia também:

Ao voltar para os EUA, iniciou sua carreira ministrando aulas de “Artes Cênicas” na Schomburg Junior Scholars Program, parte de um instituto de cultura negra em Nova York. Durante os anos de contato com o teatro, escreveu e dirigiu obras com temas voltados ao Hip Hop, e ganhou um prêmio do Teatro Americano pela peça “Urban Transitions: Loose Blossoms”, a qual interpretou o filho adolescente de uma família negra que enfrenta problemas com drogas, dificuldades financeiras e legais.


Em 2003, começou a fazer participações em seriados de televisão, mas somente no ano de 2013, no filme “42: A História de uma Lenda”, pôde interpretar um personagem de mais notoriedade. Apesar de dar vida ao super-herói Pantera Negra, que traz um viés político social, esse não foi o único papel importante para a luta negra. Também interpretou Thurgood Marshall, o primeiro negro na Suprema Corte dos Estados Unidos, em “Marshall”, e o rei do funk, em “Get on Up: A História de James Brown”.

Boseman em sua atuação como James Brown, fotografia publicada em 06 de agosto de 2014. Foto por: Universal Pictures International Spain, via AdoroCinema

Boseman foi criado no campo, dentro de uma família grande e acolhedora, o que ajudou-o a lidar com racismo. Para desempenhar seus papéis no cinema, tende a aproximar os personagens com as familiaridades que possuem, ao viver James Brown, ligou o fato de ambos serem sulistas e carregar as mesmas raízes.


O ator já foi indicado para diversas premiações, foi um dos apresentadores do Oscar 2018, seu atual sucesso nos cinemas tem quebrado barreiras raciais, trazendo empoderamento e visibilidade negra para essa população. Tornou-se uma das principais referências para meninos negros que não sentiam-se representados nas telas de televisão e produções cinematográficas.

 Siga o INCULTURA: 
  • Curta nossa página no Facebook!
  • Siga nosso perfil no Instagram!
  • Siga-nos no Twitter!
 POSTS recentes: 
 procurar por TAGS: 
bottom of page