top of page

Girl Power desde cedo

Fabiana Farias

Três garotinhas que dão show de empoderamento feminino mesmo com tão pouca idade

 

“As Meninas Superpoderosas”, um desenho animado criado e escrito por Craig McCracken, lançado em novembro de 1998, completa 20 anos em 2018. As protagonistas são Florzinha, Lindinha e Docinho, três garotinhas que possuem uma grande missão: salvar o mundo antes da hora de dormir. Vivem em Townsville com o pai e criador delas, Professor Utônio. Lá, precisam enfrentar diversos tipos de vilões que tentam acabar com a paz da cidade.


As Meninas Superpoderosas. Da esquerda para a direita: Lindinha, Florzinha e Docinho. Foto: Reprodução/Todateen

Na abertura, sempre é descrito como surgiram as super-heroínas, então quem não acompanha o desenho, nunca ficará perdido sobre o que se trata. As Meninas Superpoderosas foram criadas pelo Professor Utônio, um cientista que tenta criar a “menina perfeita”. Ele usa os ingredientes: açúcar, tempero e “tudo o que há de bom”, porém, acidentalmente derrama uma substância chamada “Elemento X” na mistura, e acaba criando três garotas com superpoderes, sendo eles: superforça, supervelocidade, visão de raio-x, supersentidos, visão de calor, capacidade de voar, entre outros.


McCracken decidiu dar um olhar menos realista na aparência das personagens, elas têm uma cabeça oval, olhos grandes, braços e pernas grossas, não tem narizes nem dedos. Como vestimenta usam vestidinhos com listras pretas, meias brancas e sapatinhos pretos que combinam com as cores dos seus olhos. Fofíssimas! Ou não…


Mesmo tendo que salvar a cidade, as meninas possuem uma rotina como a de qualquer outra criança. Elas frequentam a escola, têm brigas entre si, como muitos irmãos, e enfrentam os problemas diários da infância. Com tudo isso, ainda precisam voltar pra casa na hora de dormir.

Lindinha

Personagem Lindinha. Foto: Reprodução/Alto Astral

Aquela que sempre está de bem com a vida, é um doce de pessoa, sensível, ingênua, corajosa. É a mais calminha do trio, mas quando luta com inimigos muda completamente. Lindinha tem a habilidade única de falar com esquilos e é fluente em espanhol. Também é forte como suas irmãs.

Florzinha

Personagem Florzinha. Foto: Reprodução/YouTube

É a líder do grupo. Muito orgulhosa, batalhadora e tenta sempre ver o lado bom de tudo, mas é mais moderada do que Lindinha. Inteligente e muito responsável, sempre está bolando os planos para derrotar os vilões. Florzinha é um pouco egoísta e exibida.


Docinho

Personagem Docinho. Foto: Reprodução/HuffPost Brasil

Dona de uma personalidade forte, é agressiva, luta muito bem, mas também tem seu lado sensível, que consegue esconder. É a mais forte das irmãs. Docinho é do tipo que bate primeiro e pergunta depois. Ama esportes e claro, lutar! Contar histórias sobre monstros e cozinhar é com ela mesmo. Odeia acordar cedo e usar vestidos.

O desenho terminou em 2005 e teve um reboot de mesmo nome em 2016, que está sendo atualmente transmitido e traz as protagonistas vivendo na atualidade e super conectadas com o mundo virtual. Lindinha, por exemplo, agora tem seu próprio canal de beleza no YouTube. A nova versão apresenta uma proposta atual para a animação, em alguns episódios, as meninas dão lições para acabar com o machismo em suas novas aventuras em Townsville.


A abertura do reboot, com o refrão que diz “somos poderosas”, é sensacional para que a nova geração de meninas sinta-se ainda mais empoderada. Agora com novas lições, o desenho mostra mais a união entre irmãs e amigas, e quebra o estereótipo da rivalidade feminina. Outra representação fora dos padrões é que o pai é o responsável pelas tarefas domésticas, enquanto as filhas fazem tarefas entendidas como “masculinas”, como lavar o carro e aparar a grama do jardim.


Em 2017, foi anunciado que uma nova integrante chamada Estrelinha se juntaria às Meninas Superpoderosas. Ela foi apresentada em um especial de cinco episódios chamado “As Meninas Superpoderosas: O Poder das Quatro”, no Cartoon Network.


Todas as irmãs reunidas. Foto: Reprodução/Spring Teen

Estrelinha foi criada acidentalmente pelo Professor Utônio, antes de suas irmãs! O QUÊ?!!! Isso mesmo, você não leu errado. Ao que parece, teria desaparecido misteriosamente, mas está de volta em Townsville e vai ajudar suas irmãs a acabar com os vilões da cidade.


A nova personagem é mais velha, tem cabelos coloridos, pele negra e com seus poderes pode se teletransportar, mover objetos com a mente e voar. As animações estão cada vez mais mostrando que visibilidade é extremamente importante, e assim mais crianças conseguem sentir-se representadas.

 Siga o INCULTURA: 
  • Curta nossa página no Facebook!
  • Siga nosso perfil no Instagram!
  • Siga-nos no Twitter!
 POSTS recentes: 
 procurar por TAGS: 
bottom of page