top of page

O que é Polisexualidade?

Caroline Almeida

Uma das sexualidades mais inviabilizadas

 

A comunidade LGBTQ+ abrange as sexualidades que estão fora do padrão heteronormativo, entre elas a polisexualidade, que por muitos é desconhecida. Existe uma falta de compreensão de como os polisexuais se relacionam, portanto, acabam sendo marginalizados dentro de uma sociedade conservadora.


“Nós somos válidos”: a bandeira que representa a polisexualidade. Foto: Reprodução/Amino Apps


Os polisexuais, diferente dos pansexuais, não se sentem atraídos necessariamente por todas as sexualidades. O termo “poli” significa várias ou muitas, assim sendo, interessam-se por mais de uma identidade de gênero ou sexo biológico. Pessoas que se identificam como polisexuais, em sua maioria, tendem a ter preferências sexuais por uma ou outra sexualidade.


Dentro desta discussão, é importante ressaltar que pessoas que têm atração apenas por um gênero binário, feminino ou masculino, mas atraem-se por outros gêneros, como transexuais e travestis, também podem entender-se ou identificar-se como polisexuais.


Por ser uma sexualidade pouco falada e conhecida, acaba se tornando complexa de se explicar. Muitos polisexuais inviabilizam-se ao declararem a bissexualidade. Consequentemente, essas pessoas associam ser bi com o fato de gostar do sexo masculino e feminino, sem entender as diferenças existentes entre a pessoa cis e a trans, ou não binária.


A última complexidade ligada ao tema, é a associação da polisexualidade com o poliamor. Os polisexuais não necessariamente são poliamorosos. Precisamos entender que todo indivíduo não apto à monogamia, seja ele polisexual ou não, pode se encaixar na categoria do poliamor, que não é uma sexualidade, mas sim uma forma de relacionar-se.


Resistência LGBTQ+. Foto: Reprodução/Rádio Gazeta AM

Compreender as sexualidades é uma forma de demonstrar respeito à diversidade. Para conhecer grupos dentro da comunidade LGBTQ+, é necessário entender as nuances dos tipos de gênero e as formas de amor. Tomar conhecimento dessas populações também é fundamental para o entendimento de si mesmo e a descoberta da própria formação sexual.

 Siga o INCULTURA: 
  • Curta nossa página no Facebook!
  • Siga nosso perfil no Instagram!
  • Siga-nos no Twitter!
 POSTS recentes: 
 procurar por TAGS: 
bottom of page