top of page

Mulheres no volante, perigo constante... Será?

Amanda Narangeira

Quando o dito popular não faz mais sentido em uma sociedade com cada vez mais mulheres empoderadas

 

São inúmeras as vezes que uma mulher ouve no trânsito as famosas frases “só podia ser mulher mesmo”, “vai pilotar fogão”, mas contra números e estatísticas não há argumentos, e os dados de pesquisas mostram que as mulheres são mais atentas e cuidadosas na direção.


Segundo análise feita pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, com base nos dados do DataSUS, no ano de 2014, a cada 10 vítimas no trânsito, 8 eram homens. Já em relação a dados do DPVAT, para o ano de 2015, de quase 600 mil indenizações permanentes, 74% foram para os homens.


Segurança no trânsito. Foto: Reprodução/KOKO

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) realizou a campanha “Seja macho, dirija como mulher”, que integra o projeto “Violência no trânsito: uma questão de gênero?”. A professora e coordenadora da iniciativa, Fátima Perurena, explica: “queremos que a população reflita a respeito do quanto relações de gênero estão na origem de muitos problemas enfrentados por todos, inclusive o trânsito”. Segundo ela, a sociedade ainda incentiva os homens a serem agressivos, competitivos e violentos, e isso reflete na maneira como irão dirigir e se relacionar no trânsito. “Os homens não precisam dirigir em alta velocidade, não precisam ultrapassar, nem mesmo demonstrar a potência de seu automóvel para afirmarem sua masculinidade”, afirma a professora.


Leia também:


Enquanto o número de mulheres habilitadas vem crescendo, o número de acidentes causados por elas diminui cada vez mais. A Gerência de Estatísticas do DETRAN-DF constatou que em um ano, o número de mulheres mortas no trânsito foi reduzido em 28%, havendo 67 óbitos, em que a maior parte das vítimas fatais eram constituídas de pedestres, seguidas de passageiras, sendo apenas 7 de condutoras.


Portanto, esses ditos populares não fazem mais sentido e não se enquadram mais na realidade, uma vez que as mulheres são mais atentas e cautelosas no volante, tendo uma direção defensiva mais eficiente e promovendo a segurança e a vida no trânsito.


Agora mulheres dirigem no mundo inteiro. Foto por Shutterstock, via Último Segundo

Tanto é que em 2017 houve um ato histórico, foi decidido que mulheres na Arábia Saudita passariam a ter permissão para dirigir. O país era o único do mundo que mantinha tal restrição, e a partir de julho de 2018 elas não mais precisarão da corona de um homem para irem aos lugares que quiserem.


Cada vez mais as mulheres estão conquistando espaço, ocupando cargos como taxistas, caminhoneiras, condutoras de veículos de emergência, veículos escolares e veículos de transporte público. Ou seja, abram as vias e rodovias que as mulheres querem passar!

 Siga o INCULTURA: 
  • Curta nossa página no Facebook!
  • Siga nosso perfil no Instagram!
  • Siga-nos no Twitter!
 POSTS recentes: 
 procurar por TAGS: 
bottom of page